21 junho 2007

O QIGONG (CHI-KUNG)



O Qi Qong (chi kung) significa “ treino de energia", ou "manipular as energias tanto internas como externas” e consiste numa ginástica energética praticada regularmente para manutenção e equilíbrio das energias mas também como complemento terapêutico para uma convalescença (fisioterapia).

É uma técnica com raízes milenares que se baseia em posturas e movimentos de animais. Ajuda a flexibilizar o corpo tanto a nível físico como energético. Esta ginástica pretende desfazer ou prevenir os bloqueios de energia evitando a doença ou ajudar a melhorar a qualidade de vida e até ajudar no processo de cura.

Neste sistema de auto-cura e auto-energização existem cerca de 2000 posturas diferentes na China, divididas por vários estilos. Temos assim: posturas paradas, de movimento, exercícios de respiração, praticam meditativas e condução de energia Qi (Chi) através do corpo e da mente. Os exercícios são compostos pela soma entre respiração e movimento, variando a profundidade a velocidade a cadência e o vigor energético.

Imagem: sessão de Qi Gong no domingo na UBP Porto (professor Paulo Fernandes)