14 junho 2007

Ayurveda e Psicologia Ayurvédica


Ayurveda deriva de duas palavras: “Ayur” que significa vida, e “veda” que significa conhecimento ou ciência. Em sânscrito a palavra Ayurveda significa “ A ciência espiritual da vida”. É um dos sistemas médicos holísticos mais completos e compreensivos, que aborda todos os aspectos da saúde e bem-estar: físico, emocional, mental e espiritual. Através de uma análise e compreensão da constituição e existência única de cada indivíduo e de cada cultura, Ayurveda pretende manter a saúde e curar doenças com base na criação de um estilo de vida que está em harmonia com o Eu Superior (Atman), mente (manas), energia vital (Prana), sentidos e corpo de cada um.

Ayurveda é uma ciência que integra a compreensão das forças naturais dentro e à volta do indivíduo de forma a criar novas formas de harmonia e transformação, para atingir um grau óptimo de saúde, paz na mente, realização pessoal, desenvolvimento da consciência universal e em última instância, a iluminação. Ayurveda não é apenas um sistema médico, mas uma filosofia de vida que ensina cada ser humano a viver da forma correcta, de acordo com a sua constituição e características únicas de existência.

As três forças vitais
Tudo o que existe no mundo, incluindo o corpo humano, é feito de 5 elementos – éter, ar, fogo, água e terra. Nos seres vivos, os elementos estão organizados na forma de três doshas – Vata (ar/éter), pitta (fogo) e kapha (água e terra), de forma a desempenhar as funções físicas e mentais. Os três doshas têm de estar em equilíbrio para o corpo estar em perfeita saúde. Quando um ou mais estão desequilibrados, doenças ou desequilíbrios energéticos ocorrem.
A presença destas três forças vitais em proporções variadas definem a constituição – prakriti -, isto é, características físicas, mentais e de personalidade de cada indivíduo.

As Três Qualidades da Mente
A mente possui três qualidades interrelacionadas e interdependentes com as três forças vitais do corpo. Estas são: sattva, rajás e tamas. Sattva inclui equilíbrio, bondade, verdade, compaixão e paz. Rajás inclui pensamento, planeamento e decisões. Tamas é o que bloqueia/impede o movimento (sono) ou expansão da mente (inveja, raiva, preguiça, ambição). O desequilíbrio das três qualidades da mente influenciam o equilíbrio dos doshas, e vice-versa, e pode também causar distúrbios ou desequilíbrios mentais. Para estarmos em equilíbrio, com saúde e fomentarmos o nosso bem estar longevidade, o equilíbrio destas seis dimensões é necessário.
Psicologia Ayurvédica pretende abordar os desequilíbrios psicológicos de uma forma holística. Começa-se por definir a constituição física e a qualidade da mente da pessoa de forma a decidir, elaborar e aconselhar métodos terapêuticos apropriados a cada individuo, com o objectivo de reencontrar equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. Os processos terapêuticos baseiam-se em psicoterapia, yoga, meditação, prática de mantras, alimentação, estilo de vida e práticas espirituais, todas estas definidas de acordo com o desequilíbrio apresentado e as características individuais observadas.

Não se pretende apenas entender o comportamento e emoções dos indivíduos, mas também definir a natureza da mente e a sua relação com a constituição mental e física. Pretende-se fomentar a qualidade Sattvic da mente, o encontro com o Eu interno, e o desenvolvimento da Consciência Universal. A psicologia Ayurvédica leva-nos a um processo de observação pessoal e auto-realização. O caminho para harmonizar a mente é através do retorno ao Eu Superior existente dentro de todos nós. A nossa verdadeira existência não são as nossas emoções, os nossos pensamentos e a nossa mente, mas algo livre de todos estes condicionamentos e limitações . O verdadeiro Eu é livre de dor, sofrimento, confusão e preocupação. A Psicologia Ayurvédica pretende ajudá-lo a entender a sua natureza própria, a viver de acordo com as suas necessidades e características e a encontrar serenidade, paz e felicidade interna.

Carla Martins
10 Junho 2007

A UBP oferece consultas em Psicoterapia com a Dra. Carla Martins, licenciada em Psicologia e com mestrado em Neuropsicologia na Universidade de Kent nos Reino Unido. Possui também uma especialização em Psicologia Ayurvédica pelo Institudo Americano dos Estudos Védicos e Psicologia Integral. As consultas integram uma abordagem terapêutica convencional (terapia Cognitiva) com métodos terapêuticos da psicologia e medicina Ayurvédica. Para mais informações e marcações tlm 965569545 ou carlamartins@gmail.com