05 janeiro 2008

Pós-retiro - o verdadeiro retiro!!

Caros amigos (espero já poder chamá-los assim!) de Portugal,

Já estou na Índia, tudo corre muito bem e os dias são de intensa atividade (para quem quiser ir acompanhando a viagem pode visitar:

http://folhasnocaminho.blogspot.com/)

Escrevo esta para dizer-lhes que foi um imenso prazer conhecê-los a todos. Compartilhar o Dhamma, os ensinamentos primevos do Buddha, sentar, trocar ideias e mesmo ficar em silêncio. Na verdade gostei mais ainda do que esperava gostar e por todos os cantos fui tão bem recebido. Para aqueles que entraram em contato pela primeira vez com o Dhamma, agora começa a hora de pôr em prática. Como toda grande tradição que dura séculos, o Buddhismo desenvolveu muitas tendências e mesmo acréscimos culturais. Por trás disso tudo isso há um cerne de ensinamentos que são fundamentais. São ensinamentos diretos do Buddha, apontando para o coração, visível aqui e agora, chamando para que investiguemos suas propostas em nossas vidas.

Espero que aqueles que acharam essa perspectiva interessante possam se manter estudando e praticando esses ensinamentos fundamentais. E melhor ainda se puderem fazer isso juntos. Principalmente para aqueles de vocês que participaram do retiro, já possuem uma técnica básica com a qual praticar. Mantenham contato entre si, estudem e partilhem juntos as experiências, cultivem amizades. O que eu puder fazer para ajudar, sintam-se à vontade para entrar em contato diretamente. O Pedro de Lisboa e que participou também do retiro, se dispôs a fazer uma edição das palestras em Lisboa. Depois disso eu mesmo farei alguma edição e as duas palestras estarão disponíveis para os que participaram seja do curso em Lisboa quanto do retiro em Braga.

Aqueles que quiserem conhecer mais sobre o Nalanda e essa linha de ensinamentos podem visitar http://nalanda.org.br onde encontrarão vários materiais para reflexão. Há ainda alguns outros sites que fazem parte de nossa rede:

http://buddhadasa.nalanda.org.br

http://noqueosbuddhistasacreditam.wordpress.com

http://theravadacuritiba.wordpress.com

Temos também um curso online gratuito (http://www.nalanda.org.br/atividades/ead.php) com duração de dois meses e que pode ser feito à distância. Apesar da fila estar grande pode ser interessante para um contacto a mais. Novos cursos com outros temas devem começar neste ano. E para aqueles interessados em estar mais próximos do Nalanda temos também uma opção de membro à distância ( http://nalanda.org.br/sobre/membros.php), em que além de nos ajudar, o membro recebe mensalmente uma palestra em audio e um texto inédito para estudar, alem de um contacto com outros membros. Pessoas interessadas em Portugal, podem usar a própria conta feita para o retiro ( http://nalanda.org.br/atividades/pr_portugal.php) na base de 25 euros o semestre ou 40 euros pela inscrição anual.

Despeço-me agradecendo todas as pessoas que estiveram envolvidas na organização desses momentos em Portugal, a dedicação da prof. Margarida, do prof. Sagarapriya, do Arnaldo, da Sílvia, da Isabel, dos prof. de yoga durante o retiro, Nelson e Luísa, e de cada um que participou das atividades e que por sua presença enriqueceu a experiência de todos nos.

Um feliz ano de 2008 a todos e que a sabedoria brilhe em nossos corações/mentes.

Ricardo Sasaki