02 novembro 2007

Conversas da Terra


da ecologia do Ser ao ser da Ecologia
reflexões para uma maior aproximação do ser humano, pós industrial, à Mãe Natureza e à Natureza de e em si


Esta oficina será composta, essencialmente, de uma primeira parte introdutória onde irão ser discutidos alguns dos conceitos mais relevantes e importantes para uma compreensão ecológico-social da nossa sociedade, assim como da realidade da qual todos fazemos parte.

A segunda parte será direccionada para a reflexão, ancorada em aspectos práticos, sobre os estilos de vida modernos e a forma como se repercutem e relacionam com a Natureza e a ecologia dos habitats sociais e naturais (ou que resta deles) onde vivemos.

Mais concretamente, serão realizadas dinâmicas diversas que irão funcionar, também, como exercício prático avaliativo do carácter dos comportamentos habituais dos participantes, e a sua análise relativamente ao impacto ecológico dos mesmos. Os exercícios funcionarão portanto, em certa medida, como um diagnóstico dos estilos de vida que desenvolvemos e a forma como determinam a nossa relação com o meio ambiente e a Mãe Natureza.

E a terceira parte será de debate aberto, onde serão discutidas formas de intervenção social individuais e em grupo tendentes ao desenvolvimento de uma maior consciência ecológica comum, assim como a um maior respeito e carinho por todos os seres e formas de vida.

Dessa discussão pretende-se o surgimento de propostas concretas de potencial mudança quer ao nível individual de cada participante, quer ao nível do potencial desenvolvimento de projectos ou simplesmente actividades de educação ambiental e mudança para estilos de vida mais coerentes com um respeito pela Terra e pelas outras espécies e seres.

Propostas preliminares de projectos:

The Change – A mudança
Conteúdos específicos:
I Apresentação de Pedro Jorge Pereira, facilitador da Oficina
Percurso pessoal e de formação em termos de ecologismo
Breve apresentação do livro e projecto “Be the Change you Want to See”
Discussão e reflexão sobre alguns conceitos chave:
a Ecologia
o Ecologismo
Biocentrismo
Antropocentrismo
Ecologia Profunda
nomadismo – sedentarismo
Industrialização
revolução industrial

Relação Homem Natureza
Dinâmica cruz – para avaliação de percepções

II os 5 elementos e uns mil e um comportamentos de nós
Terra – Alimentação
Madeira – habitat
Fogo – Energia
Ar – Aquecimento Global
Água – Água

III Tempestade Cerebral
Dinâmicas de discussão de ideias


Local: UBP Porto Rua da Restauração, 463, 2.º
Data: domingo dia 25 de Novembro, das 15h às 19h
Inscrições: ubporto@gmail.com
Contribuição livre

Pedro Jorge Pereira é, há largos anos, activista eco-social. Tem estado ligado a diversos projectos e faz parte de diversos movimentos e associações, sobretudo de cariz ambientalista ou com projectos na área (Liga Portuguesa de Profilaxia Social, Quercus, Associação Animal, Frente de Luta anti–touradas, etc.). Participou, juntamente com outros activistas, na criação do núcleo do Porto do Grupo de Acção e Intervenção Ambiental – GAIA. No GAIA esteve na organização de vários eventos e actividades como encontros, conferências e sessões de educação ambiental (Pic-nics vegetarianos, passeios pedagógicos, conferências em escolas e faculdades, sessões sobre Globalização, Eco-Aldeias, etc.), planeamento e organização de várias campanhas (Eco-Consumidor, Paz e Não Violência, etc,) e participação em diversas plataformas nacionais (Convergir) e internacionais (EYFA – European Youth Forest Action, Abolition 2000, etc.).
Participou igualmente no Movimento Massa Crítica e em diversas iniciativas e plataformas conjuntas de ONG´s (p.ex. Forum Social Português).

Em 2004 foi voluntário do Serviço de Voluntariado Europeu (através do Programa Juventude da União Europeia) em Permalot, um inovador projecto ecológico, nas montanhas da Morávia, perto de Olomouc, República Checa. Nesse projecto teve a oportunidade de desenvolver diversas actividades relacionadas com desenvolvimento sustentável em zonas rurais, nomeadamente: eco-turismo, reconversão de terrenos para agricultura orgânica, Permacultura, etc.

Na sequência desta experiência editou e publicou, através do Programa Capital Futuro do Programa Juventude, o livro “Be the change you want to see”, com um forte carácter pedagógico, destinado à educação ambiental e sensibilização para a importância do voluntariado no mundo actual.

É formador certificado, tendo vindo a enveredar, primordialmente, pela área da educação ambiental e criação de estilos de vida ecológicos como principais áreas de vocação e interesse, juntamente com a área da alimentação vegetariana e nutrição integral. Foi responsável pela publicação de diversos artigos e textos relacionados com diferentes assuntos, nomeadamente: Ecologismo, Ecologia Social, Direitos humanos (1ºde Janeiro, Indymedia, Eco-Portal, Boletim Erva Daninha) assim como pela redacção de diversos comunicados de imprensa.

Pedro, acima de tudo, busca em si, e em todos os seres que contacta, a mudança que deseja ver no mundo, uma mudança no sentido da espécie humana estar cada vez mais próxima da Mãe Natureza e, por inerência, mais perto de si mesma. Pois acredita que são, precisamente, o tecnocentrismo e obsessão pelo lucro individualista, algumas das principais razões para a grave crise ecológica e social que vivemos nos nossos dias. Uma crise que só poderá ser ultrapassada se o ser humano for capaz de compreender, amar e viver com a Mãe Natureza. Com a Mãe Natureza, consigo próprio, com os outros seres, sobretudo, se calhar, das outras espécies.