25 abril 2007

Monja theravada em Portugal

À semelhança do que aconteceu em Junho de 2006, com a visita a Portugal de Ajahn Sumedho, fundador do Mosteiro Amarāvati em Inglaterra, que nos ofereceu palestras, workshops e um retiro, neste ano de 2007, de 11 a 18 de Maio, teremos a honra de também receber em Portugal a monja sénior Ajahn Sundara. O programa tem a colaboração da União Budista Portuguesa e da Embaixada da Tailândia em Portugal e consta de um retiro e de duas palestras, uma na União Budista Portuguesa e outra no Hotel Marriott em Lisboa.

O Retiro de Meditação realiza-se no fim-de-semana de 11 a 13 de Maio, no Convento das Doroteias, no Linhó. As palestras terão lugar na União Budista, no dia
15 de Maio, às 19h00 e no Hotel Marriott no dia 17 de Maio, às 18h00, sala Berlim.

Ajahn Sundara foi ordenada noviça na Tradição da Floresta de Ajahn Chah, no Mosteiro Chithurst, em Inglaterra, em 1979, com Ajahn Sumedho, sendo a primeira de quatro mulheres a tomar parte na comunidade monástica. Em 1983, tomou os 10 preceitos com a ordenação de monja (Siladhara) e, um ano depois, mudou-se para o Mosteiro Amarāvati. Desde então, participou no desenvolvimento e treino da comunidade de monjas e, em 1995, depois de 15 anos de vida em comunidade, foi para a Tailândia continuar a sua prática de meditação nos Mosteiros da Floresta, onde permaneceu até 1998.

Desde o final de 2000 até 2003, esteve no Mosteiro Abhayagiri, na Califórnia, nos EUA. Presentemente, vive no Mosteiro Amarāvati. Nos últimos vinte anos tem orientado retiros de meditação e ensinamentos (Dhamma) na Europa e na América do Norte.


Leia Liberdade na Restrição,
de Ajahn Sundara