17 outubro 2006

O que é um retiro?


Um retiro é uma oportunidade de clarificar e aprofundar o que é realmente essencial para cada um de nós. Num retiro budista, tentamos criar as condições exteriores e interiores que nos permitem afastar-nos da agitação e dispersão da nossa rotina, de forma a podermos realmente descontrair e abrir. O ambiente envolvente, as práticas de harmonização corpo-mente, as refeições vegetarianas, o diálogo, o silêncio, reflectem esta procura de uma maior simplicidade e este processo de redescoberta de nós mesmos.

Com o desenrolar do retiro, atenuam-se as barreiras que separam o eu, o outro, o mundo. À medida que nos soltamos, a tranquilidade e a quietude dá lugar a mais disponibilidade, amplitude, alegria e mesmo gratidão. A tranquilidade faz emergir a apreciação pelas pequenas coisas e os gestos simples – os sons, os sabores, os cheiros, as sensações, o estar consigo, o estar com os outros.

Um retiro oferece a oportunidade de experienciar a vida de uma forma mais leve e receptiva. Ao estarmos mais atentos e conscientes de tudo, das nossas relações de interdependência com os outros, refinamos a nossa habilidade para nos ocuparmos de nós, dos outros e do mundo, com mais compaixão e sabedoria.

Os nossos retiros são abertos a qualquer um. Ou seja, não é preciso ser budista, nem sequer de ter a intenção de se tornar budista, para participar. Principiantes e praticantes com mais experiência são igualmente bem-vindos.

Próximo retiro:
Integração: corpo, mente e fala
Retiro com Sagarapriya – 11/12 de Novembro

Viver implica responder constantemente a estímulos, sejam eles vindos do exterior, através dos sentidos, ou do interior, através de pensamentos e memórias. Entre estímulo e resposta existe um espaço. Quando passa despercebido, perpetuam-se respostas de vida meramente reactivas e habituais. Quando notado, este espaço possibilita a liberdade de viver de forma criativa, instante a instante. Os três meios de resposta são o corpo, a fala e a mente. Neste retiro vamos investigar a relação entre estes três aspectos, com o propósito de compreender a forma como tecemos a nossa experiência de vida com os fios das respostas que damos. O programa inclui palestras, diálogo em grupo, meditação, yoga e tempo para simplesmente estar.
Mais informações no site da UBP.