29 abril 2006

A presença

“Aquilo que se separa, o que não é sentido, permanece o mesmo. Quando é sentido, muda. Muitas pessoas não o sabem. Pensam que, ao não admitir o sentimento dos seus procedimentos negativos se tornam bons. Pelo contrário, isso conserva o negativo estático, o mesmo de ano para ano. Alguns momentos a senti-lo no corpo dá lugar à mudança. Se há algo em ti de mau, ou doente, ou não saudável, deixa-o ser interiormente, e respira. É a única forma de isso evoluir e transformar-se na forma de que necessita." Gendlin

O processo de focusing funciona melhor quando estás com a tua “experiência sentida”. Isto difere da Identificação; onde estamos é a experiência ou a distância quando perdemos contacto com tudo. O que fazemos é simplesmente “estar com”, ou fazer companhia aos nossos lugares interiores. Outra forma de exprimir isto é a ideia de ‘Presença’

O que é a presença…

Não quer consertar
Não quer resolver
Não quer livrar-se seja do que for
Não quer forçar uma solução
Não odeia isto ou ama aquilo
Pode estar com algo o tempo que for necessário e não força nada
Pode estar com qualquer coisa!
Não tem ideias preconcebidas sobre como as coisas deveriam ser ou desenrolar-se
E muito mais…

Lembra-te que todos os sentimentos referidos, querer “consertar”, etc. estão certos e devem ser levados em linha de conta mas não são ‘Presença’. Poderias descrever a presença como bondade incondicional ou como uma imagem como a luz do sol que faz tudo crescer …

Outra forma de descrever a relação interior é imaginar os teus sentimentos (felt senses) e lugares interiores, como uma criança ou animal assustados. Não esperarias que esta criança te dissesse o que é sentir nem a forçarias a sentir algo que não sente… apenas lhe farias companhia.


Esta descrição da Presença por Manjudeva tem muito a ver com a prática de escuta proposta nos círculos de partilha das quartas.

Livros e sites úteis:
'The power of focusing', Ann Weiser-Cornell.
‘Focusing’, E. Gendlin
http://www.focusing.co.uk (Peter Afford)
http://www.focusingresources.com (o site de Ann Weiser-Cornell)
http://www.focusing.org (o principal site dos EUA - inclui montes de artigos e recursos do ‘pai’ do focusing, E. Gendlin)