28 fevereiro 2006

O Zen do Caminho Aberto

Vamos receber a visita de Francis, do Mosteiro Jiko-An, de Espanha. Um contacto fácil e simples ao telefone. E bom, a oportunidade de falar francês com alguém!!

O Zen do Caminho Aberto

~~Conferência~~
sexta-feira dia 10 de Março às 21h (entrada livre)

~~Retiro de Introdução ao Zen~~
– sábado 11 de Março das 15h30 às 19h30 - domingo 12 de Março das 9h30 às 19h30h

O retiro é não residencial (mas poderemos oferecer alojamento simples a quem não for do Porto)
Preço: €50 (inclui o almoço, vegetariano, de Domingo)
Inscrições: tlm 91 7088371 e 96 8713211
Email: ubporto@gmail.com
Local: Rua da Restauração, 463, 2.º

Retiro orientado por Francis Chauvet, discípulo de Tich Naht Hann e Hogen Yamahata, e actual responsável do mosteiro Zen Jiko-An, em Sierra Nevada.

Este retiro é aberto a todos, principiantes e praticantes mais experientes. Qualquer pessoa pode fazê-lo. Serão explicados os fundamentos de base da prática zen de acordo com os ensinamentos do Mestre Zen Hogen Yamahata (escola Soto). Haverá sessões de yoga ou exercícios de Qi Gong.



Francis Chauvet nasceu em Reims em 1958. Entre 1978 e 1985, efectuou várias estadias prolongadas na Índia e no Nepal, durante as quais entrou em contacto com o Dharma. Praticou meditação sob a orientação de Christopher Titmuss e Goenka. Em 1985 conheceu o mestre Zen Hôgen Yamahata, durante um retiro na Gaia House, em Inglaterra. Começou então a estudar com Hôgen e colaborou na edição dos seus ensinamentos escritos. De volta a França, estudou com Thich Nhat Hanh durante seis anos, tornando-se um dos seus tradutores. Passou dois anos na comunidade Village des Pruniers na Dordogne. Em 1991, visitou Jiko An, o centro que Hôgen tinha acabado de fundar nas montanhas do sul de Espanha, e desde então aí ficou a residir. Em 1994, Hôgen nomeou-o director do centro e autorizou-o a partilhar a sua prática e a orientar retiros.

O programa das actividades de Jiko-An, o centro de meditação na Sierra Nevada, em Espanha, pode ser consultado em http://www.openway.org.au/jikoan.html.