13 outubro 2007

Retiro de fim de ano


Descobrindo o Caminho Sereno do Buddha
De sexta-feira 28 de Dezembro (pelas 19h) a 1 de Janeiro de 2008 (termina após o pequeno-almoço) - o silêncio termina depois do almoço de 31 de Janeiro; a partir daí, haverá actividades mais "sociais" e poderão eventualmente chegar familiares ou amigos que queiram participar na passagem do ano no centro de Retiros.

Local: Braga, Vila Verde, Casa da Torre, ver indicações de como chegar, aqui

Apoio: delegação do Porto da União Budista Portuguesa

Nada melhor que fazer a passagem para o Novo Ano na tranquilidade da meditação e na sabedoria das palavras do Buddha. Como vivemos nosso ano? Como queremos iniciar o próximo? O que podemos fazer para entrar no novo ano com o coração sereno?

Neste retiro de três dias, buscaremos compreender a essência da meditação buddhista tal como exposta pelo Buddha e preservada pela escola Theravada, a mais antiga ordem buddhista no mundo. O Theravada é a escola buddhista presente no Sri Lanka, Thailândia e Birmânia.

De forma gradual, as instruções tradicionais da legítima tradição Theravada no tocante à meditação, com prática em posição sentada e andando, serão introduzidas, o que servirá como base de entendimento da visão buddhista da mente e corpo. Também serão introduzidas as técnicas tradicionais focadas no desenvolvimento da tranquilidade e concentração.

À medida que mente e corpo se assentam, passamos para a prática das meditações focadas no desenvolvimento da visão penetrante, uma visão clara da realidade da mente e corpo. Discutiremos também algumas das estratégias do Buddhismo Theravada para levar a prática na almofada para a vida diária, o compartilhar o Dhamma (o ensinamento do Buddha) e beneficiar os seres.

No dia 31, falaremos sobre os quatorze princípios de Convivência Harmoniosa ensinados pelo Buddha, e na tarde e noite teremos oportunidade para uma confraternização. Todo o retiro será dado de uma forma gradual e detalhada, com espaço para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento individual.

Professor:

Ricardo Sasaki é psicólogo clínico e diretor-fundador da Comunidade Buddhista Nalanda do Brasil. Formalmente buddhista por 26 anos e professor de Buddhismo pelos últimos 18 anos, recebeu a certificação como Dhammacariya (professor de Dharma) do Aggamahapandita Rewata Dhamma Sayadaw - um dos mais renomados monges e mestres de meditação e Abhidhamma (a psicologia buddhista), da linhagem birmanesa do Buddhismo Theravada. Ricardo Sasaki é também o responsável na América do Sul pela veiculação dos ensinamentos de Ajahn Buddhadasa, grande expoente da linhagem thailandesa do Buddhismo Theravada no século XX. Estudou sob alguns dos mais renomados professores buddhistas. É autor de quatro livros, tradutor e um dos diretores-fundadores do Colegiado Buddhista Brasileiro, uma entidade sem fins lucrativos que congrega os professores buddhistas atuando no Brasil.

Mais informações brevemente, entretanto quanto ao custo podemos adiantar que a diária na Casa da Torre é de 35 euros.

Mais no site http://nalanda.org.br