O Zen é uma prática de meditação que se desenvolveu na Índia e na China (aí conhecido por Chan) e faz parte de uma antiga tradição com 2.500 anos fundada por Siddharttha Gotama. Este viria a ser conhecido por “Buda,” que significa simplesmente o “desperto”, e que viveu e morreu como um ser humano e não como um deus objecto de veneração. O Chan irradiou da China para a Coreia (aí conhecido por Son), para o Japão (por Zen) e para o Vietname (por Thien). Nos últimos quarenta anos, aproximadamente, criou raízes em muitos outros países.
Muito embora a escola Zen se conforme em todos os aspectos aos ensinamentos tradicionais budistas, possui uma espontaneidade que desafia a ortodoxia espiritual tradicional.
O Zen é uma prática de transformação dos processamentos mentais pela atenção dada ao presente. Pratica-se em todas as circunstâncias, no acto de mudar o babete a um criança, numa reunião de trabalho com colegas, num engarrafamento, a cortar legumes para o jantar, ou sentado no topo de uma remota montanha.
Conhecemos este Agora? Se responderes que “sim”, ignoras este Agora (este tu mesmo), porque este Agora nunca antes apareceu! Nunca aconteceu e nunca o experimentámos. Isto é totalmente novo e uma vez aqui na eternidade
Hôgen Yamahata
Na UBP Porto (rua da Restauração 463, 2.º) hoje, sexta-feira, às 20h30,
introdução à meditação Zen com Amy Hollowell Sensei
contribuição: €20