03 outubro 2006

LU JONG

'Lu-Jong' traduzido literalmente significa "treino do corpo". Estes movimentos são também conhecidos como "Movimentos que curam". A sua origem remonta a tempos ancestrais, e era praticado pelos eremitas que viviam em locais remotos nas montanhas. Esta sabedoria empírica deu origem a um conjunto de exercícios corporais que trabalham vários meridianos, zonas reflexas, orgãos e partes do corpo específicos.

Através da prática dos exercícios adequados, é possível restabelecer o equilíbrio dos humores corporais e os elementos do corpo, abrir e fechar os respectivos canais, com o objectivo de recuperar a saúde.

O curso de Lu-jong tem por base os ensinamentos da medicina tibetana.

Os Três Humores: LUNG, TRIPA, BEKKEN

Também conhecidos pelos 3 princípios ou energias vitais (savias vitales).

LUNG (vento)

Representa o elemento AR, é responsável pelos pensamentos e pela razão, para além da respiração, do movimento e de todas as secreções e orifícios corporais.

TRIPA (bílis)

Representa o elemento Fogo, é responsável pelo calor corporal, pela digestão e pelo metabolismo. Responsável também pela valentia e força de vontade.

BEKKEN (fleuma)

Representa os elementos Terra e Água. É responsável pela nossa estrutura corporal, pelos fluidos, pela flexibilidade e pelas articulações. Responsável também pela paciência e pelos sonhos.

Estes 3 Humores contêm os 5 elementos: Espaço, Terra, Ar, Fogo, Água